“Kriya Yoga — O Processo científico de aperfeiçoamento espiritual e a essência de todas as religiões”
Paramahamsa Hariharananda — 2ª tiragem

Formato: 14 x 21cm 320 pgs — brochura costurada
Preço: R$49,00 ISBN: 979-85-87546-13-9

À venda nas melhores livrarias ou na loja virtual

Carta de Paramahansa Yogananda que autoriza Robinarayan (Paramahamsa Hariharananda) a dar iniciação em Kriya Yoga
Clique aqui para ver a carta original

Los Angeles, 6 de outubro de 1951.
Caro Robinarayan,
Recebi todas as suas cartas e sinto muito não ter podido respondê-las mais cedo. Minha vida é um torvelinho de atividades e lutas pela obra. Gostaria de pedir a todos vocês que, por favor, não me escrevam cartas em bengali, pois as secretárias não as podem ler. Leio cuidadosamente as cartas que chegam, mas não tenho tempo de relê-las quando dito as respostas. É uma hora da manhã e neste exato momento estou ditando esta carta para você. Gosto muito de ler cartas escritas em bengali, mas, pelas razões descritas acima, peço-lhe que diga a todos para me escreverem em inglês.
Recebi a carta de um homem que chegou ao Ashram de Puri e resolveu ficar lá, abandonando a família. Se sua alma estiver completamente ligada à obra e se ele estiver disposto a dedicar-se a ela cem por cento, então pode ficar. Fico feliz que tenha vindo, mas ele deve seguir todas as regras de brahmacharya.
Estou muito contente com o trabalho que você vem realizando em Puri. Prossiga com muito empenho, sem deixar de permanecer fiel à prática da meditação. Pense na Mãe Divina a cada minuto de sua existência, não importa o que esteja fazendo.
Você escreveu que um estudante a quem dei iniciação aqui foi visitá-lo com a família e vocês conversaram sobre Kriya Yoga. Qual é o nome dele? Mande-me também seu endereço.
Em parte graças a sua recomendação, já autorizei a compra da propriedade de Bhubaneswar. Algum dia construirei ali um pequeno ashrama.
Você tem minha permissão para dar iniciação em Kriya Yoga a todos os que a desejarem com intensidade, mas somente depois de receberem todas as outras técnicas preliminares: os exercícios de energização, os exercícios de concentração (Hang-sau) e os exercícios de meditação (para ouvir o som de Om). Entre em contato com Prokas a respeito da técnica. Vou dar instruções para que o pessoal do escritório lhe envie o método que você deverá seguir. Mande mais notícias suas.
Por que você não treina algumas pessoas para cuidar do trabalho aí? Antes que alguém possa ser enviado para cá são necessários dois anos de treinamento, além das minhas recomendações. Escrevi a Sananda para dar início ao trabalho em Puri; ele irá fazê-lo. Preciso pedir ainda mais uma coisa a cada um de vocês: trabalhem juntos e de maneira harmoniosa pela causa comum. Não procurem encontrar falhas nos outros, do contrário suas vidas ficarão impregnadas de negatividade. Todas as pessoas têm alguma falha e precisam ser tratadas com amor e consideração. Sejam humildes e amorosos com todos. Mantenham a mente em Deus e jamais terão tempo de pensar em coisas menos importantes.
Meu amor e bênçãos estejam sempre com você,

Sinceramente,
P. Yogananda
Kriya Yoga” é leitura indispensável para o aspirante espiritual sincero e também para quem já leu o clássico espiritual “Autobiografia de um Iogue”. O livro explica e fundamenta, de acordo com as sagradas escrituras da Índia, a técnica descrita por Paramahansa Yogananda em seu livro.
    Paramahamsa Hariharananda, um mestre que alcançou a realização espiritual, era discípulo de Sri Yukteswar e pertence à mesma linhagem espiritual do amado Yogananda. Este livro é uma celebração do centenário de nascimento de Baba (pai), como Hariharananda é amorosamente chamado, e é um presente para todos que desejam aprofundar seus conhecimentos de Kriya Yoga.

Excertos

A realização do Self
“Deus é único, absoluto e sem dualidade. Antes da criação, Deus existia como Brahman Absoluto ou Alma Impessoal. Foi Seu desejo manifestar-se sob várias formas de existência. Assim, Brahaman absoluto se transformou na existência relativa e converteu-se no universo visível. Por isso, tudo aquilo que podemos perceber e reconhecer e que existe sob forma de matéria ou vida, é uma manifestação de Deus.”

O
Controle da respiração
“O controle da respiração é autocontrole; o domínio da respiração é autodomínio; o estado sem respiração é estado sem morte.”

“A mente é o mestre dos 5 sentidos e o mestre da mente é a respiração. O controle da respiração é o controle da mente.”

Crítica

Um caminho fácil para a salvação
Não é necessário renunciar ao mundo material e viver como um asceta para tornar-se um iogue. Também não é indispensável persistir nas práticas pessoais de Yoga para alcançar Deus, a Realidade Suprema. De acordo com Hariharanandaji, qualquer pessoa do sexo masculino ou feminino que tenha mais de treze anos e uma vida familiar normal, pode aspirar à união com o Ser Divino durante a vida, se ele ou ela praticarem Kriya Yoga.
    Da forma como ele a explica, Kriya Yoga é uma técnica científica que consiste da fusão de três yogas: Karma, Jnana e Bhakti, e segue, de maneira meticulosa, o método exposto por Patânjali. Consiste de seis passos que Hariharanandaji não apenas descreve com pormenores, como identifica o que o kriyavan (o praticante) deve experimentar em cada um deles. Paralelamente ele também revela de que maneira, no decorrer de cada passo, as funções corporais do kriyavan se fortalecem.
    Outro mérito digno de nota nos ensinamentos de Hariharanandaji é que eles são isentos de dogma religioso e sectarismo. Essa visão não-sectária reflete-se em sua forma científica de tratar do assunto.
Amrita Bazar Patrika, 24 de novembro de 1985

Você gostará de ler também “O Mestre da Kriya Yoga — A vida do Yogiraj Lahiri Mahasaya”, escrita por Bupendra Nath Sanyal, o discípulo mais jovem de Lahiri Mahasaya que é o primeiro mestre acima à direita na capa do Kriya Yoga. Bupendra Nath Sanyal dirigiu a escola de Rabidranath Tagore e transformou-a em Universidade.
Preço desse pequeno GRANDE livro: R$10,00 — Traduzido por Lucia Sweet-Lima
Um dos 16 esclarecedores diagramas do livro que explica como um ciclo de kriya equivale a um ano de evolução espiritual. “Quando som, luz e vibração interna circulam numa órbita de um microcosmo, subindo pela coluna e descendo pela frente do corpo, essa força divina concentrada atua como um sol interno que capacita quem pratica kriya a completar um ano inteiro de karma.”
Página inicial | Livros | Tomaz Lima, Homem de Bem | CDs


©
Lótus do Saber Editora & TLL Gravadora — Todos os direitos reservados
Tel & Fax: 0 ** 21 2644-5286 — Teresópolis, RJ

Envie o seu e-mail para participar do mailing da Lótus do Saber e da TLL Gravadora. Receba informações sobre as novidades e ofertas
Voltar

Grupo de Kriya em Brasília
Informações:
Lucia
61 3273-6603
Angélica
61 81119802
ou Elaine
61 9645-6746