Medo de assalto, balas perdidas, o vizinho barulhento, engarrafamentos, os quilos extras que teimam em aumentar, a preocupação que sentimos cada vez que nossos filhos saem, dificuldades financeiras, contas e mais contas a pagar . . . Esses e outros fatores estão sempre contribuindo para nos deixar estressados e quando estamos estressados nosso corpo perde as defesas e pode não combater as doenças efetivamente. Se sofremos de alguma doença crônica como por exemplo asma ou pressão alta, o stress só contribui para piorarmos. Para influenciar os outros, fazer novos amigos, ter prestígio, arranjar um bom emprego, fechar um bom negócio, não basta apenas, muitas vezes, sermos competentes. Ajuda muito se formos positivos, alegres e otimistas. Mas como fazer para mudar nossa energia?


Tomaz Lima, o “homem de bem”, estudou o poder do som. Ele, que é musicoterapeuta, explica que o que ouvimos é tão importante quanto o que comemos. Todos nós já conhecemos a importância do que entra pela boca. Os cardiologistas recomendam que seus pacientes evitem gorduras e comam carnes brancas, verduras, legumes, fibras e frutas. Precisamos agora despertar para a importância do que entra pelos ouvidos.


A música mexe com nossas emoções. Por que muitas vezes bailes funk acabam em brigas e tiroteio? Ao ouvimos uma banda tocar marchas militares, temos vontade de sair marchando, quando fazemos ginástica, precisamos de bastante ritmo. Para fazer uma criança dormir, cantamos uma canção de ninar. Até as vacas dão mais leite quando ouvem Mozart. A música é tão poderosa que aumenta ou diminui o batimento cardíaco e o tônus muscular, afetando nosso estado físico e mental.


Tomaz Lima tem dedicado a vida a cantar e gravar músicas que fazem bem. É por isso que tanta gente gosta de sua música. Sua experiência de mais de 20 anos tratando de pessoas que sofrem de stress, angústia, medo, insônia, depressão, ansiedade e outros sentimentos negativos faz com que ele recomende a prática do mantra ioga. O mantra tem o poder de proteger e libertar a mente. E é muito fácil praticar mantra yoga. Basta ouvir e cantar. Como diz o ditado, “Sorria e o mundo todo sorrirá com você. Chore, e você chorará sozinho”. E não se preocupe se você não consegue pronunciar direito as palavras. Deus sabe que você está cantando para Ele.


Cada vez mais as pessoas descobrem a importância da obra de Tomaz Lima. Por seu intermédio, a palavra mantra tornou-se conhecida no Brasil. É claro, que o fato do “homem de bem” ser um dos maiores violonistas do Brasil ajuda muito. A qualidade de seus CDs também. Por exemplo, Tomaz Lima não usa computador para imitar sons acústicos. Quando ele quer usar violinos, são violinistas de orquestra sinfônica que tocam com ele. Inclusive o spalla. Você entende tudo o que ele canta porque os melhores técnicos gravam e mixam seus CDs e jamais vão exagerar no eco e em outros efeitos. Mas, o que é mesmo importante para nós, é que você ouça a música bonita e harmoniosa do “homem de bem”, que traz paz e alegria. E que de alguma maneira, ainda que pequena, possamos estar contribuindo para melhorar sua qualidade de vida e seu bem-estar. Paz e bem, namastê, shalom. Jai.

Cadastre-se para saber em primeira mão de novos lançamentos, shows e promoções: homemdebem@uol.com.br

Lago Místico do CD Himalaya, para relaxamento

Mandala do CD Himalaya, uma suíte eletrônica em quatro movimentos


Tomaz Lima | CDs | Críticas | Lótus do Saber | Livros |

© TLL Gravadora — Todos os direitos reservados
0 ** 21 2644-5286